INTRODUÇÃO


Neste módulo vamos falar sobre o terminal axial, ele é responsável por unir a caixa de direção ao terminal de direção. Preparado?

É no conjunto de suspensão do veículo que a caixa de direção e o terminal axial estão fixados. Vale lembrar que o terminal faz parte da maioria dos sistemas de direção, como a mecânica, a hidráulica e a elétrica.

Para desmontar, primeiro solte os parafusos da roda e, em seguida, a própria roda. Temos duas porcas: uma que prende o terminal até a manga de eixo e a outra que trava o terminal do braço axial. Soltamos a porca do pino do terminal com a ajuda de uma chave combinada de 18 mm. ATENCÃO: antes de sacar o terminal, não tire a , porca por completo. Ela serve de apoio.

Seguimos sacando o terminal. Para isso, usamos uma ferramenta específica para soltar o pino. Não se esqueça de posicionar bem a ferramenta, para tudo dar certo ela precisa estar muito centralizada, ok?

É importante medir a posição da porca no terminal antes de desmontar para que ela permaneça na mesma posição. Depois de medir, retire o terminal de direção, a porca que trava o terminal e, com a ajuda de um alicate, abraçadeira da coifa.

Depois, é só remover a coifa com uma chave de fenda para descolar do braço axial. A partir do momento que retiramos a coifa e abraçadeira, o braço axial está livre para ser removido da caixa. Para sua remoção completa, é só encaixar o extrator, girá-lo e puxar a peça com a mao.

Quando terminar de remover o braço, não se esqueça de comparar a peça nova com a peça velha. Quando for medir, é importante que a porca permaneça na mesma posição que estava anteriormente no carro. Primeiro medimos o comprimento total da peça que vai da ponta até a porca.

Depois, é só ajustar a peça nova com as mesmas medidas da porca e do articulador da peça usada. Tudo certo, é hora de montar o axial.

Começamos encaixando o braço axial e, com o extrator, apertamos a peça. Depois, colocamos a coifa e encaixamos abraçadeira com a ajuda de um alicate.

IMPORTANTE: não esqueça de encaixar a porca que trava o terminal, medir a distância e usar a marcação para igualar.

Depois de conferir, é só aplicar o terminal de direção e o encaixar na manga de eixo. Inserir a porca e a apertar com uma chave de 18 mm. Feito isso, aperte a porca que trava o terminal e alinhe a peça.

Para finalizar, é só puxar a caixa de direção, recolocar as rodas e os parafusos e realizar o alinhamento do veículo. ATENÇÃO: durante a troca, tenha sempre muito cuidado com vazamento para que não ocorra contaminação.