INTRODUÇÃO


Na dica de hoje, vamos falar de um assunto que vira-e-mexe causa dúvidas entre os profissionais da área: o efeito chocalho, ou efeito pandeiro, dos discos de embreagem SACHS.

Antes de tudo, é preciso entender que este efeito ocorre pela folga da mola helicoidal na janela. Então fique tranquilo, pois não é um defeito no disco da embreagem.

Estas folgas são previstas em projetos e não afetam a funcionalidade do disco. Ou seja, nos discos que usam carcaças SACHS, as molas permanecem dessa forma, com uma folguinha, a menos que os discos tenham sido modificados. Esse é o motivo do som de chocalho ou pandeiro.

Além disso, estes ruídos gerados pelo movimento e manuseio acontecem apenas quando o disco está fora do veículo. Quando ele está montado e em funcionamento, o fluxo de torque do motor elimina as folgas

Por exemplo, quando tiramos o carro da garagem para dar uma volta, temos a atuação de duas forças: a tangencial e a centrífuga. A primeira comprime as molas quando o veículo está em qualquer marcha ou com o próprio acionamento do acelerador. Já a segunda, atua movimentando as molas para a extremidade do disco, quando o veículo atua em marchas baixas (primeira e segunda) ou até mesmo sem acionamento do acelerador. Isso resume o movimento do disco no dia a dia e o motivo de eles serem assi

IMPORTANTE: nunca dê pancadas ou batidinhas para tentar abrir as molas. Isso gera inúmeros defeitos na superfície e faz com que elas quebrem, cedo ou tard