INTRODUÇÃO


Neste módulo vamos falar sobre a Troca do Terminal de Direção, vamos lá?

O terminal de direção é um dos componentes do sistema de direção do veículo, ele está fixado na extremidade da barra axial oscilante da caixa de direção.
É composto por uma porca de fixação, um pino esférico do terminal de direção, o guarda pó de proteção da articulação e a carcaça do terminal de direção.



Sua função é ligar a caixa de direção ao montante da suspensão dianteira, onde ocorre o movimento de direção do veículo e os seus principais defeitos são:
Folgas no seu componente esférico, coifa de proteção danificada ou rasgada, danos na rosca do pino esférico ou na porca de fixação devido ao excesso de aperto.



Começamos o processo de troca verificando a folga do terminal de direção, para isso levantamos o veículo e movimentamos as rodas lateralmente e verificamos direto no terminal a "folga" no com ponente. Seguimos confirmando se há algum desgaste ou rasgo na coifa de proteção .



Retiramos as rodas do veículo para acessar o terminal de direção e soltamos a porca com a barra axial oscilante. É importante não deixar de fixar a barra para não torcer e danificar a coifa da caixa de direção.



Soltamos a porca de fixação do terminal de direção, mas sem retira-la totalmente. Instalamos o extrator de terminal de direção, removemos a porca e retiramos o terminal de direção.



DICA: ao retirá-lo não se esqueça de medir com um paquímetro a posição que estava,desde o encosto da porca até o final da rosca da barra axial oscilante, para colocar o terminal novo na mesma posição. Esse procedimento evita a mudança da posição do centro da caixa de direção/volante;

Para o processo de instalação colocamos o terminal na mesma posição anterior verificando a medição, apertamos a porca de fixação da barra axial oscilante e a porca do eixo do terminal de direção.



Agora inserimos as rodas e apertamos com o veículo no solo. Ao finalizar o processo, não deixe de fazer o alinhamento de direção do veículo.