INTRODUÇÃO


Neste vídeo vamos falar sobre a Troca da Pastilha para carros Elétricos, um lançamento da TRW.



A Pastilha de freio é um dos principais componentes de um sistema de freio a disco, atua principalmente por meio da fricção contra o aço do disco de freio, que em contato giratório com as pastilhas efetua a diminuição do giro.




As pastilhas ficam alojadas dentro das pinças de freio, e uma das grandes vantagens desse sistema é que a pastilha electric blue é a prova de água, mantendo assim sua performance no controle da velocidade.




Vamos ao processo da troca:
Iniciamos o processo isolando a área onde será feita a troca, então soltamos os parafusos da roda ainda com o veículo no solo por questões de segurança.




Após esse procedimento, levantamos o veículo no elevador e retiramos as rodas.
ATENÇÃO: Identifique o tipo do sistema de freios e verifique as ferramentas necessárias para iniciar o processo.
Com o auxílio de uma chave de boca e uma chave estriada, soltar o parafuso do pino guia dos dois lados, caso necessário, e deslocar a carcaça para ter acesso fácil as pastilhas.




Retire as pastilhas desgastadas e o conjunto de acessórios.
ATENÇÃO: É necessário fazer a troca do kit de acessórios, pois durante o uso o kit pode se deformar, causando o mal funcionamento do sistema de freios.
É recomendado a utilização do kit completo de acessórios fornecidos pela TRW. Faça a limpeza do sistema de freios para retirar maiores impurezas.




ATENÇÃO: não utilize produtos à base de petróleo para não danificar as partes de borracha.
Agora faça a substituição com os novos acessórios do Kit de pastilhas e utilize a ferramenta adequada para retornar o embolo a sua posição original.




Agora instale as novas pastilhas electric blue TRW na posição correta, respeitando a posição das molas (se houver).




Após instaladas as pastilhas, voltar a pinça até sua posição inicial e parafusar novamente com o torque adequado.
Verifique se a pinça está deslizando facilmente.
Agora reinstale as rodas e realize o pré-assentamento.




Note que a pastilha eletric blue contém tecnologia COTEC que resulta em um pré-assentamento mais rápido entre o disco e a pastilha.




É isso ai amigo reparador, agora que você já sabe tudo sobre a troca da pastilha de freio para carro elétrico, realize o teste para receber seu certificado!