INTRODUÇÃO


Neste módulo, continuamos com o nosso Manual de A a Z sobre falhas de operação e soluções para casos pontuais. Dessa vez, vamos falar sobre os principais problemas que causam pedal duro e embreagem inoperante. Vamos lá?


Começamos falando sobre o pedal duro que pode ter diversas causas, vamos falar sobre as principais aqui.


Componentes danificados ou contaminados, podem ser causados por ter eixos, buchas ou rolamentos danificados, produto inadequado para aplicação, cilindros ou fluidos contaminados.
Além disso, o problema pode acontecer pela elevação do ponto de embreagem no pedal, que ao final da vida útil do material de atrito do disco eleva o ponto de regulagem do platô.


Pode ocorrer também problema do desgaste nas alavancas ou pinos, que é causado por pouca lubrificação nas articulações ou pelo fim da vida útil dos componentes.


Já o desgaste nos eixos ou nos roletes é causado por falta de vedação na caixa seca e o fim de vida útil dos componentes.


Além disso, o pedal duro pode ser causado pela bucha do mancai solta, que é tida quando há desgaste do garfo de acionamento, desgaste do tubo guia ou tubo guia desalinhado.
Ou por irregularidades no tubo guia que acontece devido ao desgaste por tempo de uso e instalação ou manuseio inadequado.


Por últimos temos as irregularidades no tubo guia que acontece devido ao desgaste por tempo de uso e instalação ou manuseio inadequado.


Agora, seguimos com os principais problemas que causam a embreagem inoperante


Um deles é a placa de pressão quebrada, que é o resultado de centrifugação em reduções bruscas, aumento de temperatura por patinação ou uso abusivo da embreagem.


Já o pacote torcional quebrado ocorre devido ao desalinhamento entre motor e câmbio, veículo submetido a condições abusivas, "montagem invertida do disco (lado do volante x platô)'; reduções bruscas ou interferência do parafuso do volante no disco.


Temos também o problema dos roletes e eixos travados, que é causado por pouca lubrificação nas articulações ou fim da vida útil dos componentes.


Ainda podemos citar problemas como embreagem centrifugada que é causada pela marcha incompatível com a velocidade ou redução brusca de marchas.


Por fim o calço não removido é tido pela montagem incorreta da peça.